28 de jan. de 2010

renda turca



Apesar do nome diz-se que essa renda tem origem na Palestina. Aqui no Brasil chegou como chegam quase todos os nossos artesanatos de linha: colonização.

Dizem que em Minas Gerais é onde mais fazem essa renda por aqui. Na paraíba recebe o nome de "Singeleza". Palito de sorvete, agulha de tricô cortada ao meio, canudo de pirulito, pauzinho de churrasquinho, ferros de sombrinha...tudo isso pode ser usado como "agulha" para fazer essa renda.

No Curdistão, nação que luta pela independência do opressivo estado Turco, as mulheres mulçumanas bordam os seus véus com a "renda turca". São incríveis os desenhos, cada um mais delicado e elaborado que o outro. Mas essas rendas são usadas pelas mulheres mais velhas, hoje são poucas as jovens que fazem ... preferem os véus de cetin estampado.

2 comentários:

  1. Oi Flávia:

    Gostei dos seus comentários sobre a renda turca (arte manual antiga e rara) e principalmente as fotos, pois acredito que sejam raras.

    Solange Oliveira
    www.rendaturca.com.br
    Bauru/SP

    ResponderExcluir
  2. oi solange, obrigado pelo comentário. As fotos foram feitas por mim quando estive no Curdistão....e la aprendi um pouquinho também.

    ResponderExcluir