5 de jul. de 2011

sankofa


Desde sempre  fui fascinada pelos gradis da minha cidade. Assim como desde sempre pensei que aí estavam como resquícios da colonização portuguesa. A verdade é que isso não é uma inverdade, pelo menos uma meia verdade. Sim, o mando da construção foram deles, mas a arte não.

Esses corações sequênciados que enfeitam a nossa cidade pelos bairros antigos é genuína herança africana....elaboradas pelas mãos dos ferreiros africanos. São muitas as variações do símbolo Sankofa. A imagem original é a de um pássaro que pousa seu  corpo em uma direção e mira em uma outra. Retornar sempre ao passado, aprender com o passado, estar conectado com o lugar de onde viemos e de onde vieram nossos antepassados...essa é a fonte de força para resignificar o presente e seguir ...


... ha algum tempo bordava ...



Um comentário:

  1. ADOREIIIIIIIIIIIIIIII PARABENS!!!!... EU TB O DIA EM QUE DESCOBRI ESSA MARAVILHA; FIQUEI UM TANTO EMOCIONADA, POIS CRESCI SENTADA NAS CADEIRAS DA CASA DA MINHA AVÓ E TEM NO PORTÃO DA MINHA CASA; PASSEI TODA A MINHA VIDA, SABENDO QUE ERAM APENAS ARTE PORTUGUESA , JÁ ADULTA, E BEM A POUCO TEMPO; DESCOBRI QUE EXISTIA UMA OUTRA ASSINATURA, A DOS AFRICANOS TRAZIDOS PARA O BRASIL; ISSO MUITO ME DEU ORGULHO POIS SOU DESCENDENTE DESTE POVO E NÃO SABIA DESTA TAMANHA RIQUEZA ANCESTRAL! PARABÉNS, POUCO SABEM DISSO.QUERO TAMBEM TRABALHAR ESTE SIMBOLO SANKOFA DE SIGNIFICADO UNICO PARA QUEM QUER SEGUIR SEMPRE EM FRENTE E CONSCIENTE.

    ResponderExcluir