30 de jan. de 2010

mão em flor




Todas essa flores podem ser broches também

28 de jan. de 2010

renda turca



Apesar do nome diz-se que essa renda tem origem na Palestina. Aqui no Brasil chegou como chegam quase todos os nossos artesanatos de linha: colonização.

Dizem que em Minas Gerais é onde mais fazem essa renda por aqui. Na paraíba recebe o nome de "Singeleza". Palito de sorvete, agulha de tricô cortada ao meio, canudo de pirulito, pauzinho de churrasquinho, ferros de sombrinha...tudo isso pode ser usado como "agulha" para fazer essa renda.

No Curdistão, nação que luta pela independência do opressivo estado Turco, as mulheres mulçumanas bordam os seus véus com a "renda turca". São incríveis os desenhos, cada um mais delicado e elaborado que o outro. Mas essas rendas são usadas pelas mulheres mais velhas, hoje são poucas as jovens que fazem ... preferem os véus de cetin estampado.

broches


22 de jan. de 2010

uru-ku = vermelho







Urucum vem do Tupi. Árvore brasileiríssima utilizada por muitas tribos indígenas como repelente natural, protetor solar, pintura corpoal nas comemorações ritualisticas e na guerra . Mais curioso ainda é a utilização como antídoto ao ácido prússico (veneno da mandioca).
Nós aqui usamos esse pozinho vermelhíssimo pra "colorar" experimentações culinárias.
Aqui no sul da Bahia tem em quase todo quintal.....e beira toda a estrada que vai de Ipiaú à Dário Meira.


11 de jan. de 2010

avesso





O lado onde as formas não são pensadas. O lado que permanece escondido, mas também que é o lado, em alguns bordados (ponto cruz, vagonite), onde a qualidade da bordadeira é revelada. Esses cintos bordados em ponto livre revelaram-me caminhos que não havia pensado em seguir. Me mostraram emaranhados possíveis, desviando linealidades e o exercício eterno da combinação - mesmo que contrastante. O não pensar, a surpresa...o deixar ser sem tantos controles....é bonito ver.

7 de jan. de 2010





As faixas de cabelo são todas feitas a mão e podem ser usadas nos dois lados.
Algumas são forradas com a chita, outras com tecidos africanos.

1 de jan. de 2010

coleção verão 2010 - bijus de feltro





O feltro vem das terras frias, esquentam corpos e casas em terras frias. Mas aqui em terras quentes ganha contornos e alinhavos que lhe permite outras formas de uso, em harmonia com essa estação.
Fores, folhas e mandalas ... cores e contrastes.